Como funciona a notação algébrica no xadrez?

felipo.bellini

03/09/2023, 21:25

A notação algébrica é um sistema universalmente aceito para registrar e descrever os movimentos em uma partida de xadrez. Simplificando, é uma maneira de transcrever o jogo para que os jogadores possam revisar e analisar suas partidas e as de outros jogadores. Vamos mergulhar mais fundo para entender como isso funciona.

Entendendo o Tabuleiro de Xadrez

Para entender a notação algébrica, primeiro você precisa entender como o tabuleiro de xadrez é organizado. Cada casa no tabuleiro é identificada por uma coordenada única - uma combinação de uma letra (a-h) e um número (1-8).

As Colunas

As colunas são rotuladas de 'a' a 'h' da esquerda para a direita do ponto de vista das brancas. Portanto, a primeira coluna à esquerda é 'a', a próxima é 'b', e assim por diante até 'h'.

As Linhas

As linhas são rotuladas de '1' a '8' de baixo para cima do ponto de vista das brancas. Portanto, a primeira linha na parte inferior é '1', a próxima é '2', e assim por diante até '8'.

Notação das Peças

Cada peça de xadrez tem sua própria letra para representá-la na notação algébrica. As peças são representadas pelas seguintes letras:

  • Rei: K
  • Dama (Rainha): Q
  • Torre: R
  • Bispo: B
  • Cavalo: N (Nota: N é usado para evitar confusão com o rei)
  • Peão: Nenhuma letra é usada para o peão

Notação de Movimentos

Um movimento é notado listando a peça que se move e a casa para a qual se move. Por exemplo, Nf3 significa que o cavalo se move para a casa f3.

Exemplos de Notação de Movimentos

  • e4: Um peão move-se para e4
  • Nf3: O cavalo move-se para f3
  • Be2: O bispo move-se para e2
  • O-O: Roque pequeno
  • O-O-O: Roque grande

Guia Passo a Passo para Notação Algébrica

  1. Identifique a peça que está sendo movida. Use a letra correspondente, exceto para peões.
  2. Identifique a casa para a qual a peça está se movendo. Use a coordenada da casa.
  3. Se o movimento é um xeque, adicione um '+' ao final. Se é um xeque-mate, adicione '#'.
  4. Se a peça captura outra peça durante o movimento, adicione 'x' antes da coordenada da casa.
  5. Para o roque, use 'O-O' para o roque pequeno e 'O-O-O' para o roque grande.

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