Qual o significado de demissexual?

master_core

03/01/2024, 06:40

Demissexualidade é um termo usado para descrever pessoas que só sentem atração sexual por alguém quando formam uma conexão emocional forte e significativa com essa pessoa. É uma orientação sexual que faz parte do espectro assexual.

Entendendo a Demissexualidade

Demissexualidade é uma orientação sexual que é muitas vezes mal compreendida ou ignorada. No entanto, é uma identidade válida e importante que descreve como algumas pessoas experimentam atração sexual.

O que significa ser demissexual?

Uma pessoa demissexual não sente atração sexual imediata por pessoas que acabou de conhecer. Em vez disso, essa atração só se desenvolve depois de formar uma ligação emocional profunda com a pessoa. Isso não significa que demissexuais são incapazes de atração física ou que eles necessariamente querem um relacionamento romântico com todas as pessoas pelas quais são atraídos sexualmente.

Demissexualidade e o espectro assexual

Demissexualidade é considerada parte do espectro assexual porque demissexuais não sentem atração sexual frequente ou casual. No entanto, eles diferem de assexuais em que podem sentir atração sexual, mas apenas sob certas circunstâncias específicas.

Exemplos de Demissexualidade

  • Uma pessoa que só sente atração sexual por seu parceiro depois de conhecer e se conectar com ele em um nível emocional profundo.
  • Alguém que não entende o conceito de "amor à primeira vista" ou atração sexual instantânea.
  • Uma pessoa que raramente ou nunca sente atração sexual, mas descobre que pode sentir essa atração quando tem um vínculo emocional forte com alguém.

Como entender se você é demissexual

Se você acha que pode ser demissexual, aqui estão alguns passos que você pode seguir:

  1. Refletir sobre suas experiências passadas de atração sexual. Você geralmente só sente atração sexual por pessoas com quem tem uma conexão emocional forte?
  2. Leia sobre as experiências de outras pessoas demissexuais. Você se identifica com essas experiências?
  3. Converse com um conselheiro ou terapeuta que esteja familiarizado com questões de identidade sexual.
  4. Se você se sentir confortável, converse com amigos ou familiares sobre suas experiências e sentimentos.

Seja o primeiro a comentar