Qual é a origem do nome Centauro em astronomia?

felipo.bellini

26/08/2023, 02:12

A origem do nome Centauro em astronomia remonta à mitologia grega. Os centauros são uma classe de objetos transnetunianos que orbitam entre Júpiter e Netuno. Eles receberam esse nome em homenagem aos seres mitológicos meio humanos, meio cavalos, devido à sua natureza híbrida - assim como os centauros mitológicos, os centauros astronômicos ocupam uma posição 'meio a meio' no sistema solar.

Origem Mitológica do Nome

Na mitologia grega, os centauros são seres híbridos com a parte superior do corpo de um humano e a parte inferior do corpo de um cavalo. Eles são frequentemente retratados como seres selvagens e indisciplinados, mas alguns, como Quíron, são representados como sábios e benéficos.

Quíron: O Centauro Astrônomo

Quíron é um centauro famoso na mitologia grega, conhecido por sua sabedoria e habilidades médicas. Ele também é associado à astronomia, pois se acredita que tenha sido o tutor do herói grego Jasão, a quem ensinou a navegação astronômica. O asteroide 2060 Chiron, descoberto em 1977, foi nomeado em sua homenagem.

Os Centauros Astronômicos

Os centauros astronômicos são pequenos planetas que orbitam entre Júpiter e Netuno. Eles são considerados uma classe híbrida de objetos, pois compartilham características tanto dos asteroides do cinturão principal quanto dos cometas do sistema solar externo.

Características dos Centauros

  • Orbitam entre Júpiter e Netuno
  • Podem ter comas e caudas, como cometas
  • Variedade de cores, de azul a vermelho

Guia passo a passo para observar um Centauro

Embora os centauros sejam difíceis de observar sem um telescópio, aqui estão alguns passos que você pode seguir para tentar avistar um:

  1. Escolha uma noite clara, longe das luzes da cidade.
  2. Use um mapa do céu para localizar os planetas Júpiter e Netuno.
  3. Procure por pontos de luz que se movem lentamente entre esses dois planetas. Esses podem ser centauros!
  4. Use um telescópio para uma melhor visualização.

Seja o primeiro a comentar