Analista de vendas o que faz?

analista de vendas o que faz?

Analista de vendas como o próprio nome diz, é o que analisa os processos de vendas,esenvolve e administra relatórios de pedidos e volume de faturamento, além de acompanhar indicadores para suporte em ações estratégicas. É vital em uma empresa, pois é ele que forma a equipe de vendas e também treina para que eles possam ser o melhor possível profissionalmente na carreira de vendas.

Um analista de vendas é uma pessoa que analisa cuidadosamente o desempenho dos dados de vendas e às vezes faz previsões sobre o desempenho futuro. Para isso, o indivíduo deve estar bem treinado não só na área comercial, mas também nas áreas de negócios e marketing.

Esse campo versátil é bom para pessoas que gostam de juntar todas as peças de um quebra-cabeça, mas também pode ser estressante. Depois de concluir a análise, o analista de vendas apresenta essas descobertas e recomendações ao gerente.

A primeira coisa que um analista de vendas geralmente analisa é o desempenho anterior. Embora os termos e condições possam mudar da noite para o dia, raramente o fazem. Em vez disso, as tendências podem indicar um aumento ou desaceleração meses antes de os eventos ocorrerem. Um bom analista será capaz de detectar essas tendências e determinar o que pode ser feito para resolvê-las antes que se tornem realidade.