Como declarar ações no imposto de renda 2021?

Como declarar ações no imposto de renda 2021?

Devemos acessar a opção “Bens e Direitos” e selecionar o código conforme o tipo de investimento: “31-ações”, “46-ouro, ativo financeiro” ou “47-mercados futuros, opções e a termo”.

Para cada investimento no campo “Discriminação”, devemos informar: nome e CNPJ da empresa, código dos papéis, a quantidade que você tinha em 31/12 do ano anterior e o valor pago, além das vendas ou compras parciais feitas ao longo do ano.

O valor da ação informado não é a cotação atual, mas sim o preço de compra das ações vezes a quantidade e os custos de corretagem. Para facilitar o processo, você pode utilizar o valor do custo médio das ações multiplicado pela quantidade de ativos no último dia do ano anterior.

Ao declarar o imposto de renda todos os seus ativos devem ser declarados de forma correta para que você não tenha problema com a lei, sendo assim, é fundamental ficar atento principalmente na hora de declarar diferentes investimentos.

Para declarar seus ativos, você deve acessar a aba “Ativos e Direitos” e selecionar o código de acordo com o tipo de investimento: “31-ações”, “46-ouro, ativo financeiro” ou “47-mercados futuros, opções e a termo”.

Lembre-se de que cada um dos seus investimentos deve ser declarado de forma separada, não existe um código único que possa ser utilizado para declarar todos os valores de investimento de forma simples.