Como fazer arroz integral na panela de pressão?

Alguém pode me ensinar a fazer arroz na panela de pressão?

O arroz integral demora mais a cozinhar, fazer ele na panela de pressão pode acelerar o processo.
Eu faço como na panela normal, coloco o alho pra dourar, coloco o arroz lavado, dando uma refogada rápida, já adicionando o sal a gosto.
Uma medida geral seria pra cada xicara de arroz, duas de agua.
Após ele pegar pressão eu abaixo o fogo e deixo 10 minutos, ae já abro pra conferir se esta bom.

Essa receita vai exigir atenção no preparo, vou te passar a receita. Comece com estes ingredientes:

1 xícara (chá) de arroz integral do tipo longo
2 xícaras (chá) de água fervente
½ cebola
1 colher (sopa) azeite
½ colher (chá) de sal
1 folha de louro
1 cravo-da-índia

Agora vamos ao modo de preparo: Leve um pouco mais de 2 xícaras (chá) de água para ferver em uma chaleira em fogo alto. Descasque metade da cebola e deixe inteira (não é necessário picar). Cole a folha de louro na cebola e rosqueie com os dentes.

Coloque uma panela de pressão (sem tampa) em fogo médio. Regue com azeite, acrescente a cebola e o arroz. Tempere com sal e misture bem por 1 minuto para cobrir o feijão com o óleo. Meça 2 xícaras (chá) de água fervente e coloque na panela. Cubra e acenda o fogo.

Assim que a frigideira começar a apitar, reduza o fogo e cozinhe por 10 minutos. Desligue o fogo e espere que todo o vapor saia e a panela pare de apitar antes de abrir a tampa. Se quiser acelerar o processo, deixe a panela esfriar cuidadosamente em água corrente até que não saia mais vapor da válvula. Cuidado: A água não deve entrar em contato com as válvulas, apenas a superfície lisa da tampa.

Abra a panela e solte os grãos de arroz com um garfo. Desligue o fogo e sirva depois.

NOTA: Se você é novo na panela de pressão, mas quer usar esta abreviatura, deixe o arroz cozinhar por 9 minutos, assim você não corre o risco de a água secar e o preparo queimar. Como na etapa 3, deixe a panela esfriar em água corrente. Retorne a panela (sem tampa) ao fogo baixo até que o arroz termine de cozinhar e a água esteja completamente seca.

1 curtida