Como fazer uma redação passo a passo?

Estou me preparando para o Enem e depois de dois anos sem aulas presenciais fica a dúvida: Como fazer uma redação passo a passo?

1 curtida

Seja bem vindo @Cristian-Santos !!! Logo algum anjo te da esse feedback!

Como realizador do Enem todos anos, eu irei dizer o que você pode fazer de maneira pessoal. Descontruir uma redação se trata de objetivamente entender o tema e para isso, principalmente no Enem, você ter o repertório de leitura que eles recomendam. O esqueleto básico é simples, Introdução/Desenvolvimento e por fim, Conclusão. A introdução exige você apresentar o tema de maneira argumentativa com um fato/dado principal explicito, normalmente a primeira fase é a apresentação do tema e não fuja disso, porquê é o primeiro parágrafo que colocará em exposição sua linha de raciocinio para a banca, aquele velho clichê “convença o leitor”.

Já no Desenvolvimento, entram dados/fatos apresentáveis com analogias se você tiver, sem exageros, mas também saiba que sua criativa pode ser usada para fazer de um fragmento do tema uma metáfora. Seja gramaticalmente correto e siga o contexto sem perder a linha. Os temas do Enem são muito bons, então você pode ser original e criativo o máximo possível dentro do que eles te dão.

Conclusão para mim que gosto de escrever páginas e páginas é o mais difícil haha. Mas recomendo que seja breve, reafirme toda sua ideia retomando as primeiras linhas da introdução e não seja prolixo, seja decisivo e não apresente novos dados.

O mais importante que recomendo para você é… leia muito, não se limite aos livros recomendados pelo Enem, vá além e deixe seu vocabulário se extender tanto quanto sua criatividade. E fique por dentro das notícias, especialmente Política/Covid-19/Isolamento/Saúde Mental.

2 curtidas

Ao começar sua redação, fique atento a algumas regras para uma boa construção: Leia o texto proposto com atenção. Reflita e anote todas as ideias que tiver sobre o tema. Organize o texto em 3 blocos. Escreva a primeira versão da redação. Revise a redação. Passe o texto final a limpo. Tenha atenção ao tempo disponível e dedique tudo o que puder à revisão do seu texto.

Leia o seu texto novamente e corrija-o se necessário. Organize palavras repetidas ou “comidas”, verifique a pontuação, o brainstorming e a ortografia antes de passar para a próxima etapa. Em seguida, limpe sua escrita de forma legível no local apropriado.

2 curtidas

A dica de ler bastante é unanimidade, ajuda a ter ideias e até ser mais assertivo na gramática.

1 curtida

Esse alerta de ao reler o texto observar as palavras repetidas é boa, as vezes no decorrer do texto nem nos atentamos e pode tirar pontos.