Em qual região encefálica o controle motor automático ocorre?

Alguém sabe me explicar onde esse controle acontece?

Os elementos efetores ou efetores estão encarregados de executar os movimentos, são representados pelos músculos esqueléticos; os computadores dão a ordem de realizar o movimento, são representados pelos neurônios motores espinhais, que estão localizados no corno abdominal, e pelo tronco encefálico; Os controladores são responsáveis ​​pela correta execução do comando dos movimentos e são representados pelo cerebelo e pelos núcleos da base; e os planejadores ou programadores que organizam todo o comando motor e são representados por várias regiões corticais.

Alguns movimentos corporais são mais simples e estereotipados e não requerem ativação cortical para realizar o movimento. Podemos citar ações reflexas, ou seja, ações automáticas como: retirar rapidamente o dedo ao furar uma unha.

No entanto, outros movimentos são mais complexos e requerem altos níveis de programação de comando motor envolvendo o córtex cerebral e as regiões subcorticais. A descida da estrada possui dois sistemas de controle: central e lateral. O sistema motor descendente central é responsável por controlar a postura e o equilíbrio corporal e pode controlar os músculos vertebrais e regiões centrais do corpo. As regiões cerebrais responsáveis ​​pelo equilíbrio e controle postural são os gânglios da base do tronco encefálico e o cerebelo. A via de controle motor lateral descendente é responsável por enviar comandos aos músculos esqueléticos das regiões distais: membros superiores e inferiores. Esta via é controlada por estruturas corticais superiores, como o córtex motor primário (M1), que é encontrado no giro pré-central do lobo frontal, a região auxiliar (MS), a região pré-motora (PM) e a região motora cingulada . (MC).

2 curtidas