O que é lucratividade?

o que é lucratividade?

Lucratividade é todo lucro que você tem a partir de alguma coisa que você comprou originalmente por um preço menor. Por exemplo, você comprou um jogo do PS4 por 100 reais, esse jogo se tornou um clássico, e portanto, se valorizou, agora você consegue vender o jogo por 500 reais para um colecionador nostálgico. Portanto, você acabou de lucrar 400 reais.

A lucratividade também pode ser receita, se você tem uma empresa que está lucrando uma margem muito maior do que as despesas operacionais, etc., você tem uma empresa altamente lucrativa.

A rentabilidade é um indicador que permite evidenciar o rendimento de uma empresa em relação à atividade que desenvolve. Indica se a empresa está justificando ou não a operação, ou seja, se a receita é suficiente para cobrir custos e despesas e ainda gerar lucro.

A lucratividade de um projeto é calculada como uma porcentagem em um cálculo que leva em consideração o lucro líquido (lucro após a dedução de custos e despesas) e as vendas brutas (valor de venda) do projeto. Esta é a fórmula para calcular a lucratividade:

Lucratividade = (lucro líquido / vendas brutas) x 100

Vamos dar um exemplo prático: imagine que em uma fábrica de eletrodomésticos, cada ventilador seja vendido por R $ 120. Desse valor, 30 reais pagam impostos, 25 reais correspondem à matéria-prima e outros 25 reais custam a obra. Para cada item vendido, R $ 80 são utilizados para cobrir custos e despesas, e o restante corresponde ao lucro líquido, que neste caso é de R $ 40 por item vendido.