O que é responsabilidade social empresarial?

O que é exatamente a chamada responsabilidade social empresarial?

Podemos definir responsabilidade social das empresas como o compromisso com a sociedade, indo além de ganhos econômicos e criação de empregos.
Três pilares podem ser destacados:

  1. Ambiental, no cuidado com a reciclagem, diminuição de emissão de poluentes e eliminação de seus resíduos conscientes.
  2. Social, no zelo pelas condições de trabalho de seus colaboradores. No impacto a comunica ao redor da empresa, como criar cooperativas e projetos sociais.
  3. Econômico, podemos destacar a transparência e no que tange gerir seus recursos financeiros de forma responsável.

Essa é uma percepção relativamente recente, mas que vem ganhando mais reconhecimento ao redor do mundo. Responsabilidade social empresarial é dever que uma empresa tem de retribuir um pouco de sua riqueza para a comunidade ao seu redor.

Durante muito tempo as empresas não consideravam terem qualquer tipo de responsabilidade para com os seus clientes, mas com o passar do tempo essa percepção mudou, afinal, porque o povo de uma determinada região ou grupo deveria consumir os produtos de uma empresa que não se importa com suas questões e necessidades?

Este tipo de movimento começou a acontecer em movimentos nos Estados Unidos, quando os negros decidiram boicotar as empresas de ônibus que tinham como regra reservar as cadeiras da frente para pessoas brancas.