O que é turismo sustentável?

O que é turismo sustentável?

O turismo sustentável deve proteger o ambiente e seus recursos naturais, ao mesmo tempo que atende a demanda turística. Essa proteção gera oportunidades para as futuras gerações e amplia essa atividade econômica.

O Artigo 3 Código de Ética da OMT - A Organização Mundial do Turismo define: “economizar os recursos naturais raros e preciosos, principalmente a água e a energia, e que venham a evitar, na medida do possível a produção de dejetos, deve ser privilegiado e encorajado pelas autoridades públicas nacionais, regionais e locais”.

Durante muito tempo o turismo foi pensado apenas para o luxo dos visitantes e o lucro, deixando de lado a preservação e os cuidados necessários para que grandes paraísos turísticos possam existir para sempre.

Mas isso vem mudando gradativamente ao longo das últimas décadas, o turismo sustentável é como chamamos esta nova forma de aproveitar as belezas da natureza, os pequenos e grandes recantos da terra em que a beleza se deve pura e simplesmente ao equilíbrio.

Hoje em dia é cada vez mais comum encontrar hotéis, passeios, empresas milionárias dedicadas a trazer o turista para conhecer as belezas da região enquanto ao mesmo tempo cuidam para que esta beleza não seja destruída, afinal de contas, o planeta inteiro é a nossa casa e apenas nós podemos cuidar dele.