O que é um ataque DDOS?

O que é um ataque DDOS? Já escutei falar muito, mas nunca entendi.

Ataques distribuídos de negação de serviço visam sites e serviços online. O objetivo é sobrecarregá-los com mais tráfego do que o servidor ou a rede podem acomodar. O objetivo é tornar o site ou serviço inoperante.

O tráfego pode consistir em mensagens de entrada, solicitações de conexões ou pacotes falsos. Em alguns casos, as vítimas visadas são ameaçadas com um ataque DDoS ou atacadas em um nível baixo. Isso pode ser combinado com uma ameaça de extorsão de um ataque mais devastador, a menos que a empresa pague um resgate por criptomoeda. Em 2015 e 2016, um grupo criminoso chamado Armada Collective extorquiu repetidamente bancos, provedores de hospedagem na web e outros dessa forma.

Em 2000, Michael Calce, um garoto de 15 anos que usava o nome online “Mafiaboy”, lançou um dos primeiros ataques DDoS registrados. Calce invadiu as redes de computadores de várias universidades. Ele usou seus servidores para operar um ataque DDoS que derrubou vários sites importantes, incluindo CNN, E-Trade, eBay e Yahoo. Calce foi condenado por seus crimes no Tribunal da Juventude de Montreal. Já adulto, ele se tornou um “hacker de chapéu branco”, identificando vulnerabilidades nos sistemas de computador de grandes empresas.

1 curtida