O que são duplicatas descontadas?

o que são duplicatas descontadas?

São uma forma de título de crédito a partir de contratos assinados usadas por uma empresa como garantia para obter crédito bancário.

Uma duplicata é um documento emitido com a fatura por uma empresa que vende mercadorias ou presta um serviço a outra. Ele serve como comprovante do contrato de compra e venda entre as partes, onde consta o valor a ser pago e o vencimento do título.

Uma duplicata funciona como um título de empréstimo. Não é um documento de faturamento, pois deve estar sempre vinculado a uma transação comercial. Nesse sentido, é mais complexo do que um simples recibo de banco, por exemplo.

A empresa que vendeu seu produto ou serviço possui então um documento em mãos que representa a obrigação do comprador (sacador) em pagar ao vendedor (sacador). E aqui chegamos ao próximo conceito.

As duplicatas com desconto são garantias de empréstimos ou promessas de receber contratos assinados que uma empresa usa como garantia para obter um empréstimo bancário.

Os bancos oferecem linhas de crédito especiais para duplicatas comerciais com desconto. Alguns se referem a esse tipo de empréstimo como um “adiantamento de contas a receber” e tratam a transação como um simples adiantamento de dinheiro futuro. Mas essa mudança deve ser vista por você como qualquer outro empréstimo, já que são pagos juros e taxas.