O que significa “Amar o próximo como a ti mesmo”?

Alguém já parou para pensar no que significa “Amar o próximo como a ti mesmo”?

O amar ao próximo como a ti mesmo é fazer ao outro o que gostaria que fizessem contigo. Na parábola do bom samaritano Jesus deixa claro que ama o próximo aquele que ao vê-lo no sofrimento opta por acolher, independente de suas diferenças.

Perfeito!
Eu também vejo como a consequência do primeiro mandamento, que é amar a Deus acima de tudo. Se você ama a Deus em primeiro lugar, logo você amará ao próximo.

Ótima lembrança do bom samaritano, é uma linda historia.

O amor pelos outros inclui devoção, atenção às suas necessidades, tolerância. Mostrar amor pelos outros significa ter empatia, ou seja, colocar-se no lugar do outro, entender suas dificuldades e oferecer ajuda. Resumindo, amar o próximo significa agir pelo bem dessa pessoa sem esperar nada em troca.

Ainda mais importante, esta mensagem deixa claro que os ensinamentos cristãos são de que devemos ignorar as diferenças e não tratar mal aos outros, independente de diferenças como, religião, etnia, ou qualquer outra diferença.

Amar ao próximo como a si mesmo é uma mensagem poderosa de respeito e igualdade que é um dos fundamentos do cristianismo e que muitas vezes acaba sendo distorcida.