Quais foram as principais causas da revolução francesa?

Alguém pode explicar de forma simples quais foram as principais causas para o inicio da revolução francesa?

A Revolução Francesa começou com o descontentamento do Terceiro Estado com os problemas políticos, sociais e econômicos. Além disso, outros eventos ajudaram a iniciar a transformação, como a ascensão do Iluminismo nas últimas décadas, quando pensadores e filósofos desafiaram os próprios fundamentos da sociedade.

A combinação do descontentamento com as ideias defendidas pelo movimento iluminista fez a sociedade perceber que também tinha direitos, inclusive o direito de lutar em sua defesa. Então, o terceiro estado começou a se mover, e uma de suas primeiras conquistas foi a queda da Bastilha em julho de 1789.

A população se uniu para conquistar a Bastilha, local que servia de depósito de armas e prisão para os inimigos do rei. A invasão de um local que foi um grande símbolo de opressão pela monarquia foi um marco histórico e é reconhecido por muitos historiadores como o início da Revolução Francesa.

Em agosto do mesmo ano, o Marquês de Lafeyette, militar francês, redigiu a Declaração dos Direitos Humanos e Civis, documento aprovado pela Assembleia Nacional. Lafeyette foi inspirado pelos ideais de liberdade de Thomas Jefferson na Declaração de Independência dos Estados Unidos.

Em outubro de 1789, a França foi palco de outro evento importante na Revolução Francesa. Uma multidão de mulheres da classe trabalhadora dirigiu-se ao Palácio de Versalhes para protestar contra o alto preço do pão. Eles forçaram o rei Luís XVI. e sua família para voltar a Paris e daí em diante foram prisioneiros dos revolucionários.

Com a aprovação da declaração dos direitos humanos e civis, o rei foi restringido em seu poder, tentou fugir do país, foi capturado e tinha o pouco poder que ainda tinha. Este foi Luís XVI. como traidor da revolução e condenado à guilhotina, realizada em janeiro de 1793.

A partir disso, podemos concluir que a resposta à questão que se abriu neste artigo é que a principal causa da Revolução Francesa foi a desigualdade social e o descontentamento popular com as injustiças.

1 curtida