Qual a diferença entre dólar comercial e dólar turismo?
O valor de qualquer moeda quando falamos de cotação comercial estamos falando do mercado, é utilizado nas transações de importação e exportação do Brasil com o mundo.
A cotação turismo é aquele que as casas de cambio utilizam, na troca do real pela moeda estrangeira no dinheiro físico.
Dólares comerciais: o valor do dólar comercial é usado para determinar os preços de mercado. A moeda é usada para pagar ou receber recursos de importação e exportação de bens e serviços entre o Brasil e o mundo.
Quando o mercado encerra suas atividades diárias, a taxa de câmbio média de todas as transações realizadas é definida e é denominada Ptax. Quem corrige o Ptax é o banco central.
O dólar comercial tem preço flutuante e pode sofrer variação de valor várias vezes ao dia, uma vez que sua taxa de conversão é baseada na oferta e demanda da moeda no mercado internacional. Há uma intervenção do banco central para manter a estabilidade e determinar um valor que seja sustentável para a balança comercial brasileira.
Dólar turístico: o dólar turístico é a moeda física negociada nas casas de câmbio e nos correspondentes cambiais. O dólar turístico é mais caro que o comercial porque inclui alguns custos como impostos, importação de papel-moeda, despesas administrativas, logística, etc.
É também a oferta utilizada para transações de débito e crédito no exterior e emissão de passagens aéreas. Serviços muito comuns para pessoas que viajam para o exterior.
Nas transferências internacionais, o intercâmbio varia entre a natureza de uma pessoa física e a natureza de uma pessoa jurídica. A taxa de câmbio publicada em sites, imprensa e agências de câmbio é para o dólar turístico.